quarta-feira, 29 de abril de 2026

Itabuna inova na saúde feminina com implantação de mamografia 100% digital no CAM

O sistema de saúde pública de Itabuna alcançou um marco histórico no cuidado com a população feminina nesta quarta-feira (29). Pela primeira vez, o município passou a oferecer o serviço de mamografia totalmente digital no Centro de Atenção à Mulher (CAM). A chegada desta tecnologia de ponta representa um avanço tecnológico crucial para a rede municipal, proporcionando exames com um nível superior de precisão diagnóstica, maior segurança para as pacientes e, principalmente, uma redução significativa na exposição à radiação durante o procedimento.

Com a operação do novo equipamento, a Secretaria Municipal de Saúde estima a realização inicial de aproximadamente 400 procedimentos mensais. Há, no entanto, uma projeção técnica para ampliar essa capacidade para até 600 atendimentos mensais, o que deve agilizar as filas de espera e fortalecer as estratégias de diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura. Anteriormente, o acesso a esse tipo de tecnologia digital era restrito a grandes centros de referência, como Salvador e Vitória da Conquista, obrigando muitas mulheres a enfrentarem longos deslocamentos para obter um atendimento de alta qualidade. Agora, as itabunenses contam com o recurso disponível dentro da própria cidade.

Além do investimento tecnológico, o fluxo de atendimento foi otimizado para garantir maior agilidade e conforto às cidadãs. Para realizar o exame, o processo foi simplificado: a paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para obter a autorização médica e, de forma imediata, já consegue sair com o agendamento marcado para o Centro de Atenção à Mulher. Esta iniciativa consolida o compromisso da gestão municipal em qualificar o atendimento especializado, investindo em prevenção e infraestrutura para assegurar mais qualidade de vida e dignidade no tratamento da saúde da mulher em Itabuna.

25 comentários:

  1. Isso tudo e uma mentira so política as mulheres coloca o pedido no posto médico,quando sai o exame a pessoa já morreu. Sistema de saúde Sus esta falido.

    ResponderExcluir
  2. O Brasil nunca atingirá o nível de civilização mínimo que a ciência projetou dentro de um padrão facilmente alcansável para os humanos, mesmo aqueles com o QI mais baixo. Os caras são eleitos para idiotizar a população fazendo uma propaganda desproporcional para procedimentos administrativos normais, uma vez que tais ações são custeadas com o dinheiro do próprio povo. Será porisso que o sistema educacional oferece o segundo pior resultado entre todos os países do planeta?

    ResponderExcluir
  3. E o Hospital de Base senhor prefeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está no mesmo local que foi construído, animalzinho!

      Excluir
  4. Vc acredita nesse prefeito lero lero?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na primeira gestão ñ votei, mas corrigi meu erro e votei na reeleição. Com toda a miséria, é o melhor prefeito da história!! E olha que cheguei aos 50 ano passado. Consertar uma cidade abandonada há mais de 40 anos é complicado!! Mas ele está fazendo muitas melhorias e doa em quem doer, ninguém vai apagar tudo que já realizou em nossa cidade. O último que fez algo pela cidade foi Ubaldo Dantas.

      Excluir
  5. Sim. E o hospital de base quando que o Senhor vai providenciar o que falta?
    Sobre especialidades no Manoel Novaes quando que vai ter. Será que as famílias vão ter que ir pra outras cidades em busca de especialização pq na nossa cidade não tem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanta mentira e Itabuna não desenvolve na saúde

      Excluir
    2. E mais de 100 municípios mandam seus pacientes pra cá🤔 se fosse essa miséria toda ñ mandaria.

      Excluir
  6. Faz a mamografia e fica na fila para avaliação do resultado pelo médico.

    ResponderExcluir
  7. Porque tanta mentira prefeito, a população de Itabuna não é mais besta não a não ser aqueles que come da vaca leiteira a prefeitura sem trabalhar

    ResponderExcluir
  8. Hospital de base açougue humano, falta tudo. Gastaram milhões só na faixada. Pra desviar dinheiro. Esses políticos corruptos.

    ResponderExcluir
  9. Será que os assessores do prefeito ouve os programas de rádio, todas as rádios Am e FM é só reclamação em todos o setores, , hospitais, postos de saúde, , falta de água, cidade esburacada, transporte público, parece que o único setor que funciona a meia boca é a coleta de lixo, também com o valor

    ResponderExcluir
  10. Coloquei uma ultrassom da mamã no posto daqui da Califórnia no começo do ano passado, até hoje não saiu ainda 😛 vou lá no posto perguntar se já liberou, os puxa saco que trabalham lá, fala pra mim que tá na fila, é mole uma situação dessa! Eu fiz a ultrassom porque eu paguei, porque se for depender do SUS você morre 😛

    ResponderExcluir
  11. Tudo isso ai é mentira, vai lá fazer um exame pra ver se faz, pega o pedido da ultrassom da mamã, ele coloca o pedido no sistema e quando vai sair é daqui a dois três anos, uma verdadeira humilhação, uma falta de respeito o o ser humano 😔

    ResponderExcluir
  12. Eu só espero e torço pra que realmente a população de ITABUNA tenham juízo e vergonha na cara, pra não eleger a mulher de lero lero a deputada estadual. Esse prefeito toda a região conhece e sabem que Itabuna não merece entregar as chaves do cofre da prefeitura a lero lero. ITABUNA está falida e feia na fita. ITABUNA é uma cidade que atualmente se encontra na UTI. Lero lero a população está bem informada. Abre os olhos

    ResponderExcluir
  13. Tem 6 meses eu com uma dor na mamá e nunca tem cota pra ultrassom

    ResponderExcluir
  14. Esses serviços se serve pra eles msm os benefícios para o parentes

    ResponderExcluir
  15. Quero ver se itabuna vai votar nessa mulher

    ResponderExcluir
  16. Se depender de mim, nem esse verme, e nem a mulher dele ganha mas nada aqui em Itabuna... raça ruim do inferno 😛 só com mentiras e mas mentiras, só com lero lero 🙊🙈🙉

    ResponderExcluir
  17. Esse exame causa problema nos seios das mulheres, já foi comprovado por inúmeros cientistas.

    ResponderExcluir
  18. E de que adianta se nem ginecologista tem a mais de cinco anos. Que vai verificar esses exames? Só rindo!

    ResponderExcluir
  19. Depois tem que correr atrás de vereadores pra marcar o exame..Cotas só prá eles...o povo que se lixe!😁

    ResponderExcluir
  20. Essa peste desse prefeito tá me dando é ódio já olha pra cara dele. Hospital tá uma porcaria. Tudo faltando passei um perrengue da porra lá com minha mãe. Médicos tudo grosseiro não tem paciência as enfermeiras as donas do hospital um mal humor da porra. Meio fio ele tá refazendo pra quer?. Enquanto o hospital de base tá jogado as traças e o povo morrendo do nada

    ResponderExcluir