quarta-feira, 20 de maio de 2026

Aneel aprova devolução de R$ 5,5 bilhões e garante desconto nas contas de luz dos baianos

Uma medida autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) promete aliviar o bolso dos consumidores de energia nas regiões Nordeste e Norte do país, além de estados como Mato Grosso e trechos de Minas Gerais e Espírito Santo. O órgão regulador aprovou a devolução de aproximadamente R$ 5,5 bilhões para os usuários dessas localidades. Na Bahia, o benefício contemplará diretamente os clientes atendidos pela concessionária Neoenergia Coelba, proporcionando uma redução no valor final das tarifas residenciais, comerciais e industriais.

De acordo com o posicionamento técnico da Aneel, o principal objetivo da iniciativa é mitigar os impactos financeiros das tarifas de energia elétrica nessas áreas específicas, que historicamente sofrem com custos de geração e distribuição mais elevados. Esse encarecimento estrutural é reflexo da baixa densidade demográfica em algumas microrregiões e da existência de sistemas isolados que ainda demandam o acionamento de usinas termelétricas movidas a diesel, cujo custo operacional é significativamente superior.

Os recursos que serão injetados no sistema para abater o valor das contas de luz provêm do chamado Uso de Bem Público (UBP). Essa taxa consiste em uma contrapartida financeira obrigatória que as usinas hidrelétricas pagam anualmente à União pelo direito de explorar o potencial energético dos recursos hídricos brasileiros. A reversão desses montantes em prol da população foi viabilizada após a sanção e vigência da Lei nº 15.235, que permitiu que as geradoras quitassem de forma antecipada as parcelas da UBP mediante a concessão de um abatimento de 50%, direcionando o arrecadado para amortizar o custo cobrado nas regiões sob abrangência da Sudene e da Sudam.

A agência reguladora informou também que uma parcela expressiva desse saldo bilionário já começou a ser revertida em benefício do consumidor desde o mês de abril. Algumas distribuidoras, incluindo a Neoenergia Coelba e a Companhia de Eletricidade do Amapá, ingressaram com pedidos formais para antecipar a aplicação desses recursos durante os seus respectivos processos de revisão e reajuste tarifário anual. A estratégia administrativa permitiu que o impacto positivo e a redução nas faturas mensais começassem a ser percebidos pela população baiana antes do repasse integral de todo o montante previsto pelo governo federal.

4 comentários:

  1. Depois de tantos impostos e assaltos aos abestalhados, chega a época de eleição dos LADRÕES e a quadrilha distribui uma parcela de esmola...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pode estar com os cornos doloridos, se existe ladrão já está comprovado sob a tutela do Flávio Meliciano Rachadinha e familicia, aí vc coloca o PL, republicanos, PP e outras siglas do centro, até agora não vi ninguém deos partidos de esquerda envolvido no esquema do Vorcaro, vai chorar na cama Boi Gabarrento.

      Excluir
  2. Lula até 2030! Os gados não estão dormindo 😁😁

    ResponderExcluir