quarta-feira, 12 de junho de 2019

Produção de cacau na Bahia é reinventada e estado lidera ranking no país

Com mais de 200 mil toneladas produzidas entre 2017 e 2018, a Bahia tem liderado a produção de cacau no Brasil, em uma disputa concorrida com o Pará, que é o segundo maior produtor do país. E, neste ano, a previsão é de que o estado seja destaque nacional novamente. Nesta terça-feira (11), a TV Bahia exibiu a oitava reportagem do projeto “Avança”, que trata sobre o desenvolvimento econômico do estado, e mostra segmentos que são destaque, setores com alta produtividade, exemplos de negócios e utilização de tecnologia. A produção de cacau no sul do estado foi tema da reportagem.

Em 2017, a Bahia teve 88,6 mil toneladas do fruto, enquanto o Pará somou cerca de 57 mil. Em 2018, a produção baiana chegou a 122,6 mil toneladas e a paraense ficou perto em 116,1 mil. Neste ano, a previsão é que o Pará chegue a 113 mil toneladas e a Bahia mantenha a produção perto de 120 mil. A maior parte do cacau baiano sai do litoral sul, que ainda lida com a devastação da praga conhecida como vassoura de bruxa. Os produtores tiveram que reinventar as fazendas e apresentaram bons resultados com as mudanças. Na última década, o litoral sul foi a região da Bahia que mais aumentou a participação no Produto Interno Bruto (Pib) do estado. Leia mais no G1

7 comentários:

  1. Graças à JUVENAL MAYNART.

    ResponderExcluir
  2. muito simples acm avô que hoje nta no colo do satanás, destruiu a bahia, roubaram até as verrugas da pica do pobre, destruiram tudo inclusive o cacau, veio o Wagner grande governador do pt, lógico, por duas vezes, e depois nosso rui costa o melhor de todos e a bahia hoje é outra, graças a wagner e ao rui costa nossos representantes do pt, só precisa bater um muro em torno de itabuna e isolar esse estropício aí para sempre virar um grande presídio, não entra e não sai ninguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem destruiu a lavoura cacaueira foi o PT com terrorismo biológico.

      Excluir
  3. Por falar em presídio. Lula ta preso babaca.

    ResponderExcluir
  4. Olha ai o PT destruiu a lavoura de cacau, destruiu toda economia de uma região com seus terroristas biológicos mas só foi o Brasil começar a se livrar dos comunistas até o cacau começou a prosperar novamente. Que Deus abençoe essa Nação que ainda tem jeito.

    ResponderExcluir
  5. Foram os colegas do FLÁVIO BOLSONARO.

    ResponderExcluir