segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Fechamento da Ford, Boticário,Nestlé e Avon na BA é mentira

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE) esclarece que o áudio que circula na internet, nos grupos de Whatsapp, sobre suposto “fechamento das fábricas da Ford; Boticário; Nestlé e Avon na Bahia” não passa de notícia falsa. 

Primeiro ponto, o teor alarmista do conteúdo do áudio é típico das chamadas fake news. Analisando apenas um dos itens já é possível apurar a falta de veracidade: somando o número de empregos gerados, as quatro empresas geram 11,9 mil empregos e não “42 mil” como diz a mensagem. Além disso, não é real que o Governo do Estado “aumentou os impostos” e, com isso, teria motivado o “fechamento das fábricas”. 

Na verdade, o governo possui uma política de incentivo fiscal que pode chegar até a 100% de isenção; a depender do ramo de produção. Além disso, a Bahia está entre os três estados que ganharam ritmo de produção no acumulado do segundo trimestre de 2019, tendo uma variação positiva de 4%, passando de -3,4%, nos três meses anteriores, para 0,6%; enquanto o país apresentou queda de 1,0% (dados recentes do IBGE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário