terça-feira, 24 de março de 2020

Aneel suspende cortes no fornecimento de energia elétrica motivados por falta de pagamento

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta terça-feira (24) suspender os cortes no fornecimento de energia elétrica motivados por falta de pagamento dos consumidores. A medida vale por 90 dias, pode ser alterada e foi adotada em razão da crise na economia provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Pela decisão, a suspensão vale para todas as residências urbanas e rurais e para os serviços considerados essenciais, como hospitais. A medida já vinha sendo defendida por entidades de proteção dos direitos dos consumidores como uma forma de ajudar as famílias.

O relator do processo, o diretor Sandoval Feitosa, destacou que a medida não isenta os consumidores do pagamento, mas serve para garantir a continuidade do fornecimento para quem não tiver condição manter as faturas em dia. “Rogo a todos brasileiros que possam pagar no prazo a suas faturas que o façam. Isso permitirá que possamos abraçar as pessoas que não possam pagar as contas de energia”, afirmou.

No voto, Feitosa afirmou ainda que o fornecimento de energia elétrica é essencial para manter os brasileiros em suas casas. O processo foi votado em reunião extraordinária. A resolução da Aneel também prevê outras medidas, entre as quais:

- suspensão da entrega mensal da fatura impressa;
- entrega pessoal de faturas;
- suspensão do descadastramento de famílias da tarifa social;
- suspensão de atendimento presencial ao público;
- entrega pessoal de faturas;
- suspensão do descadastramento de famílias da tarifa social;
- elaboração de planos de contingência específicos para atender hospitais e locais usados para o - tratamento da população.

Segundo a Aneel, os consumidores residenciais respondem por quase 47,5% do faturamento das distribuidoras de energia e hoje o nível de inadimplência é de 5%. "Caso as medidas de vedação à suspensão do fornecimento resultem em aumento da inadimplência, o Órgão Regulador certamente terá que adotar medidas alternativas para garantia da sustentabilidade do setor elétrico", informou a agência

Sobre a suspensão do corte de inadimplência, Feitosa afirmou ainda que a decisão também dá uniformidade ao tratamento dado às distribuidoras já que alguns estados e municípios têm publicado decretos proibindo o corte no fornecimento.

13 comentários:

  1. A EMASA TAMBÉM TEM QUE SE POSICIONAR A FAVOR DOS CONSUMIDORES DE ITABUNA E TAMBÉM DAR UMA TRÉGUA NAS COBRANÇAS DAS CONTAS. MUITA GENTE SEM RENDA NESSE MOMENTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A agua ja no e boa se a emasa liberar as contas vamos bebe e mijo e agua salgado

      Excluir
  2. No meio do caos enfim surgiu algo coerente.

    ResponderExcluir
  3. Eu já tava ccom medo tenho duas v conta vencidas agora fico sussegada

    ResponderExcluir
  4. Que notícia Boa até quê fim

    ResponderExcluir
  5. O PREFEITO DE ITABUNA TEM QUE REVER AS SEGUINTES SITUAÇÕES.
    TODO CONSUMO DOMÉSTICO VAI AUMENTAR, E AÍ COMO VAMOS FICAR?
    ÁGUA
    LUZ
    GÁS
    VAMOS COMEÇAR A REIVINDICAR?
    COM CERTEZA VAI TER AUMENTOS ABUSIVOS😡😡😡😡😡😡

    ResponderExcluir
  6. A pergunta é... Se não terá alguém para fazer a medição e entregar fatura impressa, ou seja, então o relógio medidor vai rodar até..... E assim que tudo normalizar será que a conta futura ficará em quanto o valor?

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente em alguns estados aderiram menos a Bahia o governador tá de brincadeira de não pronunciar ainda sobre esse caos.

    ResponderExcluir
  8. Ta ai uma noticia boa pra a nos, infelizmente nê,,,,por que o presidente so fala bestagens,so por deus.

    ResponderExcluir
  9. Pois as contas de água e luz acabaram de chega aqui em Itabuna e eu já estou desempregada 😔

    ResponderExcluir
  10. Pois as contas de água e luz acabaram de chega aqui em minha casa em Itabuna e eu já estou desempregada ��

    ResponderExcluir
  11. OLHA GENTE....TOMEM CUIDADOS,,,NÓS SABEMOS QUE A COÉLBA É CRUÉL....NÃO PERDOA E NÉM OBEDECE AS LEIS.....É BEM MAIS FACÍL E TRANQUILO A EMASA....A DISGRAÇA DA COELBA É PÉ NA COVA....ELES CÓRTAM MESMO A ENERGIA....PORTANTO CUIDADO....

    ResponderExcluir
  12. Cortou? PROCON NELES!

    ResponderExcluir