quarta-feira, 24 de junho de 2020

MPF e Polícia Federal deflagram 2ª fase de operação contra fraudes na compra de respiradores no Pará

O  Ministério Público do Para, em operação conjunta com a Polícia Federal, cumpre sete mandados de busca e apreensão expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) na investigação de fraudes em contratos relacionados à área de saúde no estado. O objetivo dos investigadores é reunir provas de desvios de recursos e fraudes em processos de licitação para compra de ventiladores pulmonares destinados ao combate à Covid-19.

Os alvos dessa segunda fase da operação são endereços ligados a um secretário do estado. Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no Rio Grande do Sul. Também foi autorizado o bloqueio de bens do envolvido nessa etapa da operação. A ação pretende colher mais elementos sobre a participação do investigado nos fatos sob apuração, assim como verificar se há compatibilidade entre o seu patrimônio e os rendimentos declarados.

As ações de hoje são desdobramento da operação deflagrada em 10 de junho, que teve como um dos alvos o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). Com o aprofundamento das investigações, a Procuradoria-Geral da República (PGR), pediu ao relator do caso, ministro Francisco Falcão, para que fossem feitas buscas em sete novos endereços. O inquérito investiga a contratação, sem licitação, de uma empresa que não tem registro na Anvisa, para fornecimento de 400 respiradores ao custo de R$ 25 milhões aos cofres públicos. Há suspeita de superfaturamento de 86,6% nas aquisições feitas pelo Executivo estadual.

6 comentários:

  1. Um fato é bem claro, os ladrões são exatamente os governadores e prefeitos que mais criticam Bolsonaro, os petistas e demais comunistas jamais enxergarão essa verdade.Rui Costa deve tá tendo uma insônia terrível,a polícia federal está a caminho.

    ResponderExcluir
  2. Vixe Rui e fernando Gomes ta lascada quando essa operação chega em Itabuna kkkk se for a federal ou a Civil de fora pq se for a polícia de Itabuna acaba em pizza

    ResponderExcluir
  3. Demora da porra, vamos ver Bahia e Itabuna,

    ResponderExcluir
  4. Com fé em Deus vai chegar aqui na Bahia.

    ResponderExcluir
  5. Rui tá lascado, se fosse outro governo que não o do PT eles estavam aterrorizando.
    Agora são inocentes????? kkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Precisa de denuncia, nós como cidadãos temos que cobrar o ministério publico da Bahia para investigar e aí com a denuncia a PF trabalha.

    Eu já mandei e-mail e liguei faça a sua parte

    Ministério Público do Estado da Bahia. 55 71 3103-0100/6400
    Sede Principal: 5ª Avenida, n° 750, do CAB - Salvador, BA - Brasil - CEP: 41.745-004



    Atendimento ao cidadão: Avenida Joana Angélica, nº 1.312, Nazaré - Salvador, BA - Brasil - CEP: 40.050-001

    https://www.mpba.mp.br/

    ResponderExcluir