quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Operação Nefanda: PF diz que haras foi contratado para gerir abrigo de pacientes da Covid-19 em Ilhéus

Representantes da Polícia Federal (PF) e Controladoria Geral da União (CGU) afirmaram em coletiva sobre a Operação Nefanda, realizada na manhã desta quarta-feira (11), que a empresa sem capacidade técnica e operacional contratada para gerir um abrigo de pacientes da Covid-19, em Ilhéus, é um haras.

A operação foi deflagrada para cumprir nove mandados de busca - oito em Ilhéus e um em Itabuna - e teve como objetivo combater crimes de fraude a licitação e desvios de recursos públicos federais que deveriam ser empregados no enfrentamento da pandemia de coronavírus.

De acordo com a PF, foi apurado que o haras foi contratado sem licitação, por R$ 1,2 milhão, para gerir o abrigo, mesmo não tendo capacidade técnica e operacional para a finalidade. As informações são do G1-BA.

Segundo o delegado Anderson Alves, a operação cumpriu os mandados em residências dos responsáveis pela empresa e nas de servidores da Secretaria de Saúde de Ilhéus que atuaram no processo de dispensa de licitação.

“A fraude ocorreu na Secretaria de saúde do Município, e vários servidores atuaram. [Eles] sofreram buscas em suas residências, porque a arrecadação de provas é muito importante para a continuidade do inquérito", falou.

Ele ainda destacou que será feita uma análise dos materiais apreendidos no cumprimentos dos mandados de busca, que irá subsidiar a continuidade das investigações.

Ronaldo Machado, superintendente da CGU, contou que o o órgão fez uma auditoria no processo de licitação, quando encontrou irregularidades. Segundo ele, elas foram constatadas no processo e também durante a execução do contrato.

O superintendente relatou que A empresa só obteve alvará de funcionamento após ganhar licitação, iniciou serviço antes do processo de dispensa de licitação ter sido concluído, além de superfaturamento de R$ 500 mil em apenas três meses de pagamentos referentes ao serviço.

"Porque o preço foi formado para fornecer toda a estrutura de um hotel, mas [a empresa] só forneceu mão de obra", falou Machado. Ele explicou que o hotel utilizado para abrigar os pacientes já existia, todo equipado, e foi requisitado administrativamente. Por isso, o haras só forneceu a mão de obra, enquanto a licitação seria para contratar empresa do ramo hoteleiro, para entrar com toda a estrutura.

“Visitamos o haras e comprovamos que realmente se trata de uma fazenda, sem qualquer ligação com o ramo de hotelaria”, acrescentou o superintendente da CGU.

A operação foi deflagrada pela Polícia Federal (PF), em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), para combater crimes de fraude a licitação e desvios de recursos públicos federais que deveriam ser empregados no enfrentamento da pandemia de coronavírus.

A PF destacou que as investigações se iniciaram em novembro de 2020 e revelaram fortes indícios de fraudes no procedimento de dispensa de licitação que culminou na contratação da empresa, dentre os quais: ausência de detalhamento do objeto licitado, cotação fraudulenta de preços, direcionamento e início da execução do serviço que seria contratado antes mesmo do encerramento do procedimento de dispensa de licitação.

13 comentários:

  1. TODOS BOLSONARISTAS.


    TODOS DE BOLSONARO.


    Valeu, cidadão. Vote no 17

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errrooou, Petralhão cabeção de bode! Todos sabem que foram os petralhas os maiores ladrões das verbas federais destinadas para combate ao vírus chinês. Afinal, caro gatuno galhudo adorador do Rabudo, quem foi o ladrão que simulou comprar respiradores em loja de maconha por 48.000.000 (quarenta e oito milhões) de reais e até os dias de hoje ninguém sabe o paradeiro do dinheiro? Hein, cornão de goteira? Responda galhudo! KKKKKKK
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    2. Tá comendo pão com mortadela recheado com capim seu idiota. Está pensando que o povo é burro e não sabe quem são os ladrões..

      Excluir
    3. Era melhor deixar a mercê como o bozó fez, será que esse abrigo salvou alguma vida ou ignorou o vírus como o bozo fez?
      Minha família toda foi amparada por esse abrigo, graças a deus TDS sobreviveram.
      Já o bozo mandou ir para rua e tomar ivomec

      Excluir
  2. Muita gente ostentando em ilhéus

    ResponderExcluir
  3. Políticos evangélicos em ação tudo pro banco jesus , políticos evangélicos cheio do espirito santo.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza voto novamente, 2022 voto no homem que está deixando os corruptos agoniado.

    ResponderExcluir
  5. FERNANDO GOMES TEM UM HARAS MUITO BOM, VAI VER QUE FOI CONTRATADO PARA VACINAR OS PETISTAS CONTRA BURRICE, E ALEM DE TUDO, "CUMA" É MUITO AMIGO DO MAIOR LADRAO DO ESTADO DA BAHIA,O RUIM BOSTA, LADRAO DO CONSORCIO DO NORDESTE, 49 MILHOES DE RESPIRADOUROS, NAO CHEGOU UM NEM DEVOLVERAM O DINHEIRO, MAS NAO SE PRECOUPEM NAO PETEZADA, O UBER DE PRETO JA JA VAI TOMAR CAFE COM O TIRANETE DA BAHIA

    ResponderExcluir
  6. imagino a preocupação dessa mãe,Joao estudou com meu filho é um menino bom,espero que volte pra casa,pra sua familia,estarei orando por vc João pra que vc esteja bem,vou estar orando por sua mãe e familiares tambem para que seus coracaozinhos se acalmem que vai dar tudo certo Jesus esta no controle joao com fé em Deus ira estar com vcs,Deus abençoe se apeguem em Deus que vai dar tudo certo

    ResponderExcluir
  7. OLHE AQUI SEUS TROUXAS



    LEONARDO SAKAMOTO

    Sob a fumaça do voto impresso, Câmara reduz proteção aos trabalhadores.



    O Presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL) - Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
    O Presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL)
    Imagem: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

    Leonardo Sakamoto
    Colunista do UOL

    10/08/2021 22h11

    Por Leonardo Sakamoto e Daniel Camargos

    A Câmara dos Deputados rejeitou a introdução do voto impresso, tara de Jair Bolsonaro. A proposta precisava de 308 votos para mudar a Constituição, mas teve 229 a favor e 218 contrários. Com isso, enterra um projeto que serviu apenas para atacar o sistema eleitoral, tumultuar a política e desviar a atenção dos debates que realmente importam para a qualidade de vida no país. Como os direitos dos trabalhadores.

    Algumas horas antes da PEC do Voto Impresso ser analisada, a Câmara aprovou, por 304 votos a 133, o texto-base de uma nova Reforma Trabalhista após um debate que foi considerado atropelado pela oposição. Para se ter uma ideia, a última versão do texto foi apresentada no próprio plenário, pouco antes da votação, sem tempo para discussão.

    A Medida Provisória 1045, editada pelo governo federal para reduzir jornadas e salários em meio à pandemia a fim de proteger empresas, ganhou emendas que cortam proteções trabalhistas, reduzem a renda dos trabalhadores, criam categorias de empregados de "segunda classe", pioram as condições de trabalho dos mais jovens e atrapalham a fiscalização da escravidão contemporânea, entre outras cacetadas.




    GRITO MITO, SEUS TROUXAS.

    KKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  8. Marão , Angela e seu gado (quadrilha ) xilindró nesses vermes podres ....

    ResponderExcluir
  9. Seria bom a POLÍCIA FEDERAL dar uma passada em EUNÁPOLIS, SÃO JOSÉ DA VITÓRIA E BUERAREMA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir