quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Vazão da Usina da Pedra é reduzida e comportas são fechadas para interromper excesso de água

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) divulgou nesta terça-feira (18) a programação de redução da vazão praticada pela Usina Hidrelétrica da Pedra, localizada em Jequié, no sudoeste da Bahia, e fechou as comportas, para interromper o excesso de água acumulada no reservatório.

Segundo a Chesf, as medidas foram tomadas após a diminuição da chuva na área onde fica a Bacia Hidrográfica do Contas. Nesta terça, a vazão é de 130 metros cúbicos por segundo (m³/s). A partir de quarta-feira (19), ficará em 60 m³/s.

A companhia informou que a operação do reservatório atende às normas e aos regulamentos previstos para condição de cheia do Rio de Contas, dentro dos padrões de segurança.

A Chesf ainda destacou a importância de evitar a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação, pois o período úmido do rio se estende até o final do mês de abril.

Um comentário:

  1. Não entendi: programação de redução da vazão praticada pela Usina Hidrelétrica da Pedra, fechando as comportas para interromper o excesso de água acumulada no reservatório. se fechou as comportas, como que vai diminuir a água no reservatório?
    o reservatório fica a baixo das comportas? alguém explica isso aí, grato.

    ResponderExcluir