segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Governo Lula prepara programa de câmeras em uniformes policiais para o 1º semestre


O Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende lançar o programa de câmeras em uniformes de agentes da polícia ainda no primeiro semestre deste ano. O foco da medida são polícias estaduais, mas há conversas para uma possível adesão da PRF (Polícia Rodoviária Federal).

O secretário de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira, avalia que essa é uma das políticas mais eficientes para redução da letalidade policial e para a proteção do próprio agente de segurança.

"As experiências verificadas no Brasil e no exterior foram bem-sucedidas no sentido de reduzir a letalidade policial, proteger os policiais e, mais ainda, tiveram impacto direto na própria instrução processual, uma vez que, ao invés de você ter apenas a declaração do policial, agora você tem áudio e vídeo do que aconteceu", disse.

Pereira diz que a experiência no estado de São Paulo, que lançou o programa, está se mostrado exitosa. A ideia é mapear práticas como essa e também outras para definir que política vai ser adotada.O programa está sendo desenhado pelas secretarias de Acesso à Justiça e a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), ambas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, sob o ministro Flávio Dino.
 

"A ideia é mapear quais são as boas práticas e buscar mecanismos que incentivem os estados a implementar essa política. O caminho ainda está sendo elaborado. Por exemplo, [discute-se] se vai ser uma medida só, um modelo só", disse. "Pode ser que em um estado um modelo pode ser mais eficiente, em outro estado pode ser outro. Por isso a importância de mapear os modelos existentes e colocá-los à disposição", explicou.

A intenção de Pereira é que o programa já esteja pronto no primeiro semestre, assim como as primeiras implementações. As conversas com a PRF também estão em andamento.

A PRF disse, em nota, que tem um grupo de trabalho que estuda a eventual adoção de câmeras corporais nos uniformes dos agentes. Por gerar implicações práticas em diversas áreas da instituição, não há data definida para a conclusão dos estudos.

32 comentários:

  1. Isso aí é pra impedir a policia de matar a laia dele, os vagabundo que rouba e mata inocente,

    ResponderExcluir
  2. Tanta coisa a fazer e esse governo lixo procurando gastar com câmera.

    ResponderExcluir
  3. SP deu muito certo sim kkkkkkkk população não respeita polícia

    ResponderExcluir
  4. Aí a malandragem gosta,não vão poder mais corrigir os vagabundos como deve ser feito.
    Esse negócio de câmera é só pra proteger vagabundos...

    ResponderExcluir
  5. Faz o L, agora vagabundo tem vez, infelizmente.

    ResponderExcluir
  6. Manda ele também coloca na roupa dos vagabundos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente contigo. Governo coloque câmeras nos postes de lugares onde funcionam como "boca de fumo". Aí sim fica justo. Cada dia que passa fica mais difícil de atuar como polícia. Se eu fosse PM fazia de tudo pra não prender bandido nenhum. Demorava de chegar, deixava fugir, desviava a rota, furava pneu, fazia qualquer coisa pra deixar os bandidos fugirem. Uma porra que eu ia colocar minha vida em risco e podendo até perder o emprego e ser preso.

      Excluir
  7. Lula tá certo só ele pode roubar.

    ResponderExcluir
  8. Kkk bem feito, agora a poliça vai parar se bater e prender preto, pobre e muitas vezes desafetos que eles armam pra prender o cara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sabe de nada seu xereco se voçe tivesse um parente policial que arrisca a vida todo ia combatendo essas desgraças voçe pensaria de outro jeito, falo do policial honesto

      Excluir
  9. Tem que colocar mesmo e quem tá falando que tá errado, quando vcs forem abordados e terem abuso de poder ou algum família seu morrer dormindo e falar que foi troca de tiros. Não reclame depois!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra eliminar vagabundo nem o telescópio James, impedirá.

      Excluir
    2. Quem não deve não teme! Ja fui e sou ainda abordado inúmeras vezes e nunca fui hostilizado. Evidentemente a tensão de uma abordagem não propiciam ficarem dando um dia, boa tarde ou boa noite - oferecer um café. Efetuam o trabalho e sim quando não há nada de errado e ficamos tranquilos do nosso lado, agradecem e liberam com o devido respeito de sempre. Claro, tem momentos que param o carro, fazem uma abordagem e no momento pensamos: - Para que fui parado? Mas logo depois vem a voz da razão, pois criminoso não tem cara ou estrela na testa (alguns até tem estrela, mas enfim, esse não é o fórum).
      Mas agora os defensores de bandido irão utilizar de qualquer virgula para transferir a responsabilidade em uma resistência ou até mesmo grave ameaça a vida do agente publico, que em sua legitima defesa e preservação da vida, efetuou um disparo em um bandido!

      Excluir
    3. Vc está com medo né? Pois é, porque tu tem parente
      Bandido.kkkkkkk

      Excluir
    4. Quem tem que se preocupar em tomar altero na abordagem ou morrer dormindo é gente da tia laia, quem não deve nada a ninguém dorme e acorda tranquilo. Só podia ser petista... Oh raça de passa fome da peste

      Excluir
    5. Ê policia quem mata malandro dormindo? Vai achando que seu parente tá seguro, pergunte a ele quem ele mais teme, a polícia ou a faccao rival.

      Excluir
  10. O que esperar de um criminoso, proteger os outros criminosos...

    ResponderExcluir
  11. Esse meliante que agora dirige a nação, deveria era melhorar as condições de trabalho dos policiais. Com veiculos e armamentos modernos e com melhor tecnologia, para dar mais segurança a populaçao, e não vigiar o trabalho dos policiais. Mas o que esperar de um cara que vai pra televisão dizer que o ladrão que rouba um celular não deve ser punido? Mas fazer o que? O povao gado quis assim, agora e so fazer o L e espersr butijjao de gas de 50 reais e picanha de 20 o kilo.rsrsrs

    ResponderExcluir
  12. Se a policia age conforme a lei manda, colocar as câmeras só vai comprovar ainda mais isso.

    ResponderExcluir
  13. EU CONCORDO COM OS ESPECIALISTA EM SEGURANÇA PÚBLICA DO VERDINHO. KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  14. Os vagabundos saem da saidinha de fim de ano, matam, roubam e traficam à vontade, mas quem tem que ser vigiado é o policial... BRASIL PAIS DE BANDIDOS.... faz o L cambada de esmole. Receba a PICAnha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vcs bandidos não se encham de ousadia e caiam pra dentro da polícia, porquê polícia também sabe fazer guerra clandestinamente.

      Se não pode combater oficialmente combate fora dos radares.

      Não dá trabalho nenhum.

      Excluir
  15. ACABOU, AS FARSAS MONTADAS PARA MATAR PRETO E POBRE, AGORA NEGO VAI FICAR COM VEDO DE PERDER A FARDA, VIRAR CIDADÃO COMUM, E GANHAR SALÁRIO MÍNIMO, TRABALHANDO DE SEGUNDA A SÁBADO. ACABOU A LICENÇA PARA MATAR , AGORA A LEI VAI SER CUMPRIDA, NA AÇÃO DE LEGÍTIMA DEFESA, PODE ATIRAR, POIS É A ÚNICA OCASIÃO QUE O POLICIAL PODE DE FATO ATIRAR MAS NA COVARDIA, NÃO PODE MAIS, QUERO DEIXAR CLARO Q SOU A FAVOR DA ATUAÇÃO DA POLÍCIA, EM CONFORMIDADE COM A LEI SÓ QUE DENTRO DA INSTITUIÇÃO, TEM ALGUNS QUE COMETEM EXCESSOS E ARBITRARIEDADE !

    POLÍCIA ANTIFASCISTA!

    ResponderExcluir
  16. Policial fardado, ligue para o coleguinha que está de folga para fazer o serviço kkkkk

    ResponderExcluir
  17. s já tivessem com as câmaras com certeza a polícia não teriam executado o tenente e baliado o sargento na pousada em Itajuípe tem que ter câmeras sim pois a polícia mata e depois alega confronto qual foi o confronto que teve na pousa Itajuípe nenhum teve foi execução

    ResponderExcluir
  18. O recado do PT já foi dado, só vai fazer alguma coisa policial burro, é só cruzar os braços, se a diligência é no norte vai pro sul e vice versa.

    ResponderExcluir
  19. Duvido eles colocar câmara no ladrao, quem teme a polícia é ladrao e não cidadão de bem.

    ResponderExcluir
  20. Lula teve 90% dos votos nos presídios, agora chegou a recompensa, eu mesmo se fosse policial cruzaria os braços e deixaria a bandidagem a vontade

    ResponderExcluir