quinta-feira, 13 de abril de 2023

Ameaças de ataques nas escolas afetam saúde mental dos estudantes baianos

Desde a ocorrência de ataques em escolas em estados do Brasil, no final de março, boatos de novas ameaças surgem diariamente nas redes sociais. Com acesso facilitado a esses conteúdos que se disseminam por plataformas como WhatsApp, Twitter e TikTok, estudantes baianos vêm sofrendo com crises de pânico e ansiedade por temerem um possível ataque nos locais onde estudam.

Os efeitos das ameaças sobre as crianças e adolescentes podem ser devastadores. Ester de Jesus, 14, vêm sofrendo crises de pânico e ansiedade. Ela é estudante do 8° ano em um colégio estadual de Salvador e, desde que os boatos começaram a circular nos grupos de WhatsApp, ela teme ir para a aula.

Segundo a adolescente, o ambiente escolar tem sido hostil. A nova rotina no colégio envolve a busca por lugares “bons para se esconder” e colegas de sala que levam tesouras, facas e outros objetos pontiagudos para se defender de possíveis ataques. “Eu tenho medo. Ainda não encontrei um esconderijo para mim, mas se algo acontecer eu não vou ficar. Vou buscar minha irmã e fugir”, conta.

Esses são sentimentos que ela tem enfrentado desde que assistiu às coberturas jornalísticas na televisão sobre os ataques em uma escola de São Paulo, no dia 27 de março e outro em creche de Santa Catarina, na última quinta (05). “Eu imaginei que também poderia acontecer na minha [escola]. Tive medo de morrer também”, descreveu a estudante.

11 comentários:

  1. TUDO ISSO É PLANO DA DIREITARADICL DIABOLICA COMANDADA POR BOLSONARO E MILITARES EXTREMISTAS QUE VIVE NA MAMATA DAS TETAS DO GOVERNOS E COLOCA NA CABEÇA QUE ESCOLAS MILITARES SAO SEGURAS OS MILITARES MILCIANOS JAESTAO DENTRO DAS IGREJAS AI AGORA ESTAO COLOCANDO TERROR NAS ESCOLAS NORMAIS.PARA DIZER QUE O REGIME MILITARES QUE SAO O MAIS IDEAL SENDO QUE ELES COMESTES PLANOS NAO SE IMPORTAM QUEM MORRAM MENOS OS PARENTES DOS MILITARES

    ResponderExcluir
  2. PARA DE FALAR IDIOTICES,SEM NOÇÃO,QUAL FOI O PARTIDO AGORA QUE NEGOU PROTEÇÃO NAS ESCOLAS? FOI O PT NOJENTO E O PSOL MESMO SABENDO DO QUE TA ACONTECENDO NEGARAM ESSA MEDIDA NAS ESCOLAS..QUANDO BOLSONARO FALOU EM COLOCAR SEGURANÇA NAS ESCOLAS FOI CHAMADO DE GENOCIDA.. ESSES ATAQUES ESTÃO SENDO FEITO POR JOVENS E ADOLESCENTES QUE NAO TEM ACOMPANHAMENTO NENHUM DOS PAIS.. QUE DESDE CEDO JA ENTREGAM UM CELULAR NAS MÃOS E DEIXAM ELES SOZINHOS PESQUISANDO MERDAS COM A MENTE CONTURBADA.. OLHA O Massacre de Columbine EM 20 DE ABRIL. Pessoas com merda na cabeça estão fazendo isso .. tudo de vocês é a direita.. botou um merda que em dois meses não fez nada ainda... E ainda nega proteção nas escolas.

    ResponderExcluir
  3. Começa a derrubar esses demônios que logo para.

    ResponderExcluir
  4. Depois que um idiota que comandou o país defendeu e aprovou a liberação de armas para toda população essas merdas começaram a acontecer no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até agora só vi com machadinha e faca, não vir falar nada de armas de fogo.

      Excluir
    2. Oxe! Se tivesse uma pessoa armada com arma de fogo na escola em Santa Catarina, as crianças não teriam morrido!

      Excluir
  5. O atual ministério da Justiça liberou R$ 150 milhões para a segurança nas escolas e ainda tem uns idiotas, fascistas/genocidas, que não aceitam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito pouco. Não dá nem 3 mil para cada escola. A necessidade é bem maior.

      Excluir
  6. Bolsonaro ano passado falou em reforçar as escolas com policiamento, o pt foi e continua sendo contra o que o pt quer é traficantes dentro das escolas agora faz o L.

    ResponderExcluir