terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Mesmo em fase de teste, novos semáforos da Avenida Manoel Chaves em Itabuna funcionam plenamente

Embora em fase de teste, já estão em perfeito funcionamento os primeiros conjuntos de semáforos inteligentes cuja instalação foi finalizada no sábado passado, dia 16, no cruzamento da Rua Juarez Távora com a Avenida Manoel Chaves, próximo ao Estádio Itabunão, no São Caetano.

A operação foi coordenada pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN), dando início à primeira de substituição de semáforos ultrapassados e em obsolescência depois de cerca de 20 anos de uso.

De acordo com o cronograma da SETTRAN também serão instalados novos conjuntos de semáforos nas avenidas Aziz Maron, Cinquentenário, Amélia Amado, Firmino Alves e Félix Mendonça, no Conceição.

Nesta segunda-feira, dia18, os técnicos da SETTRAN  e da empresa vencedora da licitação trabalham nas imediações da Rodoviária para instalação do próximo conjunto de semáforos digitais, inteligentes  e de avançada tecnologia.

Outras áreas serão atendidas gradualmente pelo projeto da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) de modernização do controle de trânsito na cidade.

O titular da SETTRAN, Thales Silva, informou que até agora a nova sinalização na Avenida Manoel Chaves se mostrou eficaz e vem sendo monitorada permanentemente pela equipe de engenharia para verificar, inclusive a contagem de tempo.

Segundo ele, o acompanhamento é importante para que ajustes necessários à mudança do tempo sejam executados adequadamente. “O conjunto dos novos semáforos tem entre cinco e oito tempos diferentes durante o dia e já está programado para a modificação em horário de pico”, frisou o secretário.

Ele também disse que há necessidade de atualização e haverá novos controladores, blocos semafóricos e cabeamento, além da contratação de uma empresa para instalar o centro de controle e acompanhamento e manutenção. 

Até o momento, a Prefeitura adquiriu 14 conjuntos de semáforos com recursos de R$ 6 milhões. ”O investimento é necessário, porque atende a uma antiga demanda da população”, lembrou. 

Segundo Thales, os novos equipamentos contam com painéis de LED e contagem regressiva com base no fluxo de veículos de cada via. Ele acrescentou que em paralelo à instalação dos semáforos, a SETTRAN também está fazendo a implantação da sinalização horizontal. 

Segundo o secretario, o “sinal”, como é popularmente chamado, não serve apenas para controlar o tráfego de veículos e pedestres, mas para garantir a segurança tanto de condutores de veículos automotores quanto da própria população.

34 comentários:

  1. Sem condições esses semáforos, em pleno domingo se formou uma fila imensa antes do estádio, Kenedy, 80 s fechado e apenas 20 s aberto, o q bem tem aqui na cidade é roda presa, mesma coisa ali antes do itao, sentido centro, dezulive, sem condições

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SE NÃO FAZ, RECLAMA, SE FAZ RECLAMA. COMPRA UM HELICOPTERO SEU ZE RUELA, E SE LIVRE DOS SEMAFOROS.

      Excluir
    2. Ui.....calma caga tronco do 13:08

      Excluir
  2. Os motoristas precisam se educar para o trânsito fluir , ficam parado esperando não sei o que... ali no S.Caetano no máximo passa 4 carros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficam parados, enviando mensagem de texto nos celulares, cheios de barbeiro dirigindo carro nessa cidade.

      Excluir
    2. Tá horrível, antes estava bem melhor a programação do tempo!
      Ficam diversas pessoas demorando no semáforo, ou usando celular.
      Maior furada esses semáforos novos.

      Excluir
  3. Os famosos semáforos de milhões.

    ResponderExcluir
  4. Em mais de quarenta anos nessa cidade eu nunca tinha visto um prefeito fazer tanto em apenas três anos de mandato. Vou votar em Augusto Castro outra vez. Amo Itabuna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é cidadão, eu não votei nele mas concordo com vc

      Excluir
    2. concordo, augusto foi uma grata surpresa.

      Excluir
  5. São 14 conjuntos de semáforos por seis milhões de reais? Isto quer dizer que cada um custou R$ 428.571,42. Pesquisando na Net não localizei valor tão salgado. Estranho?

    ResponderExcluir
  6. Mesmo novos os de ilhéus são mais bonitos, modelos quadrados já este que foram instalado aqui em tabocas e o mesmo modelos antigo só são novos.
    Nada que uma pintura cinza ou prata resolveria nos antigos,mais vamos vê qntos milhões a empresa vai lucrar pra fazer a manutenção.
    Pq aqui em Itabuna os contratos são sempre de milhões das empresas,pro povo que vive sofrendo com a falta de água, infraestrutura, saúde empregos etc...

    ResponderExcluir
  7. Esse secretário é burro ali na Kennedy Rubens Bar já tomou mais da metade da via daqui a ele fecha a avenida nos finais de semana deve ser parente do secretário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né parente do secretário não é pq quando é empresário q favorece a eles agentes secretário ou até mesmo a capitão Fábio q chegou com tanta sede falando q iria tomar uma atitude em relação ao bar de Rubens na Kenned e com relação o bar de Eroaldo saindo do jardim do são Caetano para a igreja Santa Rita são os 2 bares q esculhambam na cidade mais Só q a cúpula das autoridades da cidade se prevalessem desses 2 bares para beber e comer de graça só q quando fazem ronda nos bairros periféricos aí eles descem a madeira sem pena

      Excluir
    2. Esse tal de capitão Fábio ninguém nem vê falar aí é 15 ou 20 mil todo mês de salário e na periferia não chupa nada

      Excluir
  8. Incrível, antes da eleição, surge tanta notícia né verdinho.
    Incrível quanta notícia boa antes da eleição.

    Dinheiro compra tudo kkkk

    ResponderExcluir
  9. Itabuna é uma merda além desses guardinhas de trânsito não saber porra de nada que se vierem dirigindo em uma BR ou em uma capital eles mesmo tomam multa agora isso

    ResponderExcluir
  10. Augusto Castro não adianta o senhor arrumar a cidade.
    E permitir que os agentes do setran venha continuar multando a população injustamente como eles bem querem só pra ganhar comissão também não adianta tá colocando blitz na cidades só pra arrecadar dinheiro. Enquanto isso vc não ver um PM a noite fazendo ronda.
    E nem patrulhando a cidade apesar que os PMs não tem culpa e sim recebe ordem do prefeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NAO EXISTE FABRICA DE MULTA, O QUE EXISTE É MUITA MATERIA PRIMA: USE CINTO, OBEDEÇA SINALIZAÇÃO, NÃO AVANCE SINAL VERMELHO, LEIA O CODIGO DE TRANSITO.

      Excluir
    2. Sai da aí Zé ruela vc deve ser agente do setran pra tá falando isso

      Excluir
    3. Larga de ser trouxa seu relento vem dizer que não existe fábrica de multa larga de tá mamando nas telas de Augusto. Os caras do setran tá no diária oficial vai olhar o salário.
      Eles estão mamando e dando multas ijustas

      Excluir
    4. Certíssimo, das 13:10 h. Os valores das multas são muito baixos em relação à quantidade e qualidade das infrações que são cometidas no trânsito de Itabuna. O que falta é educação do Povo.

      Excluir
  11. Essa denúncia é para o diretor tales tem carro do SESTRAN q os agentes param na porta de uma lanchonete na rua Juarez Távora as vzs tem até carro já parado e a viatura do sestran para em paralelo engarrafando o trânsito e tem outra viatura q fica parada na rua Epitácio Pessoa no bairro Sarinha do lado do muro do antigo felix Mendonça quanta falta não faz uma viatura dessa parada desnecessariamente igualmente esses agentes q ficam parados 3 ou 4 agentes batendo papo e pq eles não vão fazer ronda nesses bairros e ruas q os motoristas param errados mais os agentes só ficam parados em um ponto só como domingo q passou tinha 2 motos e 4 agentes no jardim do são caetano isso é absurdo

    ResponderExcluir
  12. Isso aí que custou 6 milhões de reais tá de brincadeira né

    ResponderExcluir
  13. KKKKKKKKKKKK! Ô Lôco meu! SEIS MILHÕES DE REAIS em quatorze semáforos? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  14. Nunca se fez tanto por itabuna em tão pouco tempo parabéns! Queria um prefeito desse na minha Cidade

    ResponderExcluir
  15. Quem quer votar no atual prefeito,que vote e vice e versa,mas lembrando que o que ele tem feito nada mais é do que uma obrigação do gestor de uma cidade,vejo comentários aqui tipo;nunca se fez tanto,e daí,onde está a benevolência do gestor? Quanto ele colocou do próprio bolso? Absolutamente nada e nunca fará isso mesmo pq não é obrigação dele,ao contrário de colocar semáforos novos como é o caso e etc, não passa de uma obrigação do prefeito,foi pra isso que ele foi eleito,cuidar da cidade e etc.

    ResponderExcluir
  16. Compraram 14 SEMAFOROS novos...os 14 obsoletos serão instalados a onde??

    ResponderExcluir
  17. Basta pesquisar na internet pela marca e modelo e verão que o valor não atinge nem a metade do anunciado.

    ResponderExcluir
  18. Realmente o tempo de espera estar absurdo em relação ao tempo que deveria estar fluindo deveria reaver esse cronômetro de espera pois mal passa 4 carros e já está fechando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na matéria deixa muito claro que estão em fase de testes. Portanto, ajustes ainda serão feitos.

      Excluir