segunda-feira, 30 de junho de 2025

Homofobia e Violência: Justiça Condena Idoso por Ataque a Casal Homoafetivo na Bahia

A Justiça da Bahia condenou Herbert Moreira Dias, de 66 anos, a seis anos e nove meses de prisão pelos crimes de homofobia, lesão corporal grave e ameaça. O caso, ocorrido em 2021, em Barra Grande, distrito turístico de Maraú, no sul do estado, teve como vítimas o casal Lucas Bahia e Carlos Alberto Novaes. A informação foi divulgada pelo Ministério Público do Estado (MP-BA), autor da ação penal.

De acordo com a denúncia do MP-BA, apresentada pela promotora de Justiça Alicia Violeta Passeggi, os crimes ocorreram em 5 de junho de 2021. Naquela manhã, Lucas e Carlos transitavam por uma via bloqueada pelo município para impedir o acesso de veículos à praia. Herbert Moreira Dias, visivelmente incomodado com o bloqueio, passou a esbravejar. Ao tentar explicar a situação, o casal foi alvo de expressões homofóbicas e preconceituosas proferidas pelo réu, que os discriminou por sua orientação sexual.

Ainda segundo a acusação, o cenário de discriminação se intensificou à noite. O réu retornou ao local e, novamente, dirigiu-se às vítimas. Desta vez, a situação escalou para a violência física, com Herbert agredindo Carlos Alberto com um soco no rosto. A agressão resultou em uma fratura no nariz da vítima, que ficou incapacitada para suas atividades habituais por mais de 30 dias.

Em sua sentença, a juíza Thatiane Soares, da Comarca de Itacaré, enfatizou a gravidade da conduta do réu: "o réu, em vez de utilizar os canais civilizados e legais para contestar o ato administrativo, como um requerimento à Prefeitura ou uma medida judicial, escolheu o caminho da violência e da discriminação. Ele não atacou a política, mas as pessoas, utilizando-se da orientação sexual delas como arma para humilhar, subjugar e desumanizar". A decisão judicial ainda cabe recurso.

O Ministério Público destacou, em nota, a relevância da sentença, proferida justamente na semana em que se celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBT+ (28 de junho), reforçando o compromisso com o combate à discriminação e a defesa dos direitos dessa comunidade.

5 comentários:

  1. Matar mulheres, crianças e idosos, roubar bilhões de aposentados, destruir a economia do país com a roubalheira desenfreada. NADA disso é crime. Todos estão aí curtindo a vida e comemorando o feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E quando foi que começõu o roubo no governo de quem?quantos morreram por negligencia na pandemia ?larga de ser idiota baba ovo de politico

      Excluir
    2. Quais, mentiroso?!

      Excluir
  2. Nada justifica agressão física não ser por legítima defesa. Agora orgulho gay, dia Internacional de merda de lgbt...Ahhh,...cachorrada

    ResponderExcluir
  3. Gel , tem medo de falar que o agressor, do ex dono do Suoer Mercado Meira? Ou é JABÁ?

    ResponderExcluir