quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Lula avalia antecipar troca de ministros que devem disputar eleições em 2026

O presidente Lula (PT) avalia promover uma reforma ministerial ainda em 2025 para reorganizar o governo com foco nas eleições de 2026. A ideia é substituir ministros que pretendem concorrer no próximo pleito antes do prazo de desincompatibilização, em abril.

Segundo aliados, a mudança pode começar já em outubro, com a possível entrada de Guilherme Boulos (PSOL) na Secretaria-Geral e a saída de ministros ligados ao União Brasil e PP, partidos que determinaram o retorno de seus quadros ao Legislativo.

Apesar da pressão, nomes como Celso Sabino (Turismo) e André Fufuca (Esportes) resistem em deixar os cargos. Lula, por sua vez, tem buscado negociar diretamente com líderes partidários, como Davi Alcolumbre, e pode abrir espaço para siglas como PSD, PDT e PSB.

As trocas também podem atingir ministros do PT que disputarão eleições, como Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Luiz Marinho (Trabalho). Há expectativa de que até 20 ministros deixem o governo em 2026.

Além disso, Lula pretende usar o processo para fortalecer alianças regionais e ampliar apoios nos estados. O presidente deve apoiar candidaturas de seus ministros, como Sílvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e o próprio Sabino, que querem disputar o Senado.

A estratégia de reforma levará em conta o perfil que Lula deseja imprimir ao último ano de mandato e a composição de palanques regionais. Aliados avaliam que o momento favorável ao governo pode mudar até 2026, mas reconhecem que hoje o presidente aparece como favorito. *Por Catia Seabra e Lucas Marchesini | Folhapress

7 comentários:

  1. O próximo a candidatar a vice da presidência, será o Careca, grava aí, depois mim diz. Junto com Lula ele pode ganhar a eleição, aí o golpe que começou lá atrás, tirando o molusco da cadeia se concretiza, ele da a Luli 2 opções; 1 o Lulis deixa o governo alegando alguma doença, e ou a segunda; ou ele sai com força da lei, e pode ser preso. Lógico que vai aceitar a primeira né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falando sozinho? Kkkk tá precisando de tarja preta

      Excluir
  2. Utilizando o dinheiro dos otários para o pagamento à peso de ouro aos "institutos picapau de pesquisas", para divulgarem insistentemente um resultado que já está definido nas caixinhas invioláveis com um ano de antecedência e convencer os asnos que o pleito foi honesto a la "cumpanheiro podre de Maduro", prendendo adversários para que não lancem a menor suspeita quanto à molecagem e roubalheira implantada na República dos Bandidos Chifrudos, onde não se menciona VOTO IMPRESSO COM CONTAGEM ABERTO AO PÚBLICO! Claro, já podem comemorar uma vitória antecipadamente, assim como fizeram aqueles membros da quadrilha em passeio em New York em 2022, onde o "perdeu Mané" foi anunciado.
    Que venha Jesus Cristo contestar a tramóia e será apedrejado, crucificado e queimado junto com a cruz em praça pública com todos os jumentos filmando, festejando e gozando a cântaros de baba nojenta... Cruz credo!

    ResponderExcluir
  3. Te afasta prá lá Boi Vei Nojento!

    ResponderExcluir
  4. Saíram porque os partidos deles, rompeu com o governo.
    "O União Brasil deu um ultimato para que seus filiados antecipassem o desembarque do governo"
    A Federação PP e União Brasil decidiu hoje que todos os filiados devem entregar os cargos no governo Lula (PT). A decisão atinge os ministros do Esporte, André Fufuca (PP-MA), e do Turismo, Celso Sabino (União Brasil-PA).

    ResponderExcluir
  5. Só nesse pais de merda que se permite que ministros esquerdistas tenha pode de decisão em julgamento político. O STF ja interferiu na política diversas vezes, depois os canalhas ainda vem falar de golpe.

    ResponderExcluir
  6. Até agora nada de picanha, nada de se vestir bem, nada de viagens, a não ser ele né, comendo bem, gastando com roupas caras e hospedagem kkkkkkk

    ResponderExcluir