quarta-feira, 3 de junho de 2026

Crise financeira: Correios registram prejuízo de R$ 3,2 bilhões apenas no primeiro trimestre de 2026

Os Correios fecharam o primeiro trimestre do ano de 2026 com um resultado financeiro alarmante, registrando um prejuízo líquido de R$ 3,16 bilhões. O montante representa uma alta expressiva de 82,3% na comparação com o prejuízo contabilizado no mesmo período do ano anterior. O aprofundamento do déficit operacional e financeiro da estatal ocorre imediatamente após a empresa pública acumular perdas recordes que somaram R$ 8,5 bilhões ao longo de todo o ano de 2025.

De acordo com o balanço emitido pela própria estatal, o resultado severamente negativo foi impulsionado por uma combinação de queda nas receitas institucionais, elevação das despesas financeiras e a necessidade de constituir pesadas provisões para enfrentar ações judiciais em andamento. O principal vilão do orçamento trimestral foi o provisionamento compulsório de R$ 1,06 bilhão reservado para mitigar possíveis perdas trabalhistas na Justiça, uma manobra contábil que elevou o estoque total de contingências judiciais da companhia para o patamar de R$ 4,66 bilhões.

No campo operacional, a receita bruta dos Correios sofreu uma retração de 2,2%, fechando o trimestre em R$ 4,04 bilhões. O segmento de encomendas — que sofre com a acirrada concorrência de grandes operadoras logísticas privadas no país — amargou um recuo de 5,5%. O cenário mostrou-se ainda mais crítico no setor de postagens internacionais, que despencou 60,3%, evidenciando o reflexo direto da perda de espaço no mercado de logística global e de uma menor demanda geral pelos tradicionais serviços postais da estatal brasileira.

Para tentar conter a sangria financeira, a diretoria da estatal conseguiu implementar uma redução nos custos operacionais gerais e nas despesas diretas com o quadro de pessoal, um reflexo parcial da adesão dos servidores ao Programa de Demissão Voluntária (PDV). Em contrapartida, as despesas financeiras da empresa dispararam, saltando de R$ 283 milhões para R$ 985 milhões, pressionadas pelos juros e encargos de financiamentos vultosos que precisaram ser contratados recentemente para dar fôlego e reforçar o caixa da companhia.

Outro indicador que pesou negativamente no balanço trimestral foi o aumento exponencial no pagamento de indenizações aos clientes por atrasos em entregas, valor que saltou de R$ 2 milhões para R$ 30,5 milhões em um intervalo de apenas um ano. Atualmente, os Correios tentam executar um plano de reestruturação profunda que envolve o corte rígido de gastos supérfluos, revisão de contratos com fornecedores, venda de ativos imobiliários ociosos e a modernização de seus processos, com a meta de estabilizar as contas e voltar a apresentar lucros operacionais a partir do ano de 2027.

10 comentários:

  1. QUANTA SAUDADE EU SINTO DE VOCÊ BOLSONARO, ERAMOS FELIZES E NÃO SABIA, FUNCIONÁRIOS DOS CORREIOS QUE FEZ O L.

    CONTUDO, LEVAR O MOTIVO DO L DEVE SER CONSIDERADO, A MÍDIA DESTRUIA BOLSONARO NOITE E DIA, BOLSONARO NÃO DAVA DINHEIRO PRA IMPRENSA, NÃO DAVA DINHEIRO PARA OS ARTISTAS.

    POR ISSO QUE O CORREIO DAVA LUCRO E OS COLABORADORES RECEBIA MAIS DINHEIRO, PLANO DE SAÚDE, AUXILIO ALIMENTAÇÃO, AUXILIO AOS FILHOS EM EDUCAÇÃO ETC E TAL.

    HOJE NÃO TEM PLANO DE SAUDE, SALÁRIO DIMINUÍRAM, ALÉM DE DESEMPREGAR MAIS DE 25 MIL SERVIDOR.

    O TERRORISMO NO STF, NO PT, ALIADOS ENFIM, DESTRÓI O BRASIL, NÃO FOI POR FALTA DE AVISO DESSE COMENTARISTA, A VOLTA DA GANGSTER DO PT NO PODER VAI TRAZER GRANDE PREJUÍZO AO POVO BRASILEIRO.

    AGORA É OFICIAL, PT É GRUPO TERRORISTA, INIMIGO DOS ESTADOS UNIDOS E EUROPA, PCC, CV, HAMAS, LOS SOLES, O BRASIL É ESCONDERIJO DE TERRORISTA E A BAHIA É ESCOLA.

    PARTIDO DE TERRORISTA PT E AGREGA PCC, CV E OS DEMAIS GRUPO DE TERRROR NO RESTO DO MUNDO.

    VOCÊ QUE VOTA EM PT VOCÊ É UM TERRORISTA, INIMIGO DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA E EUROPA.

    ResponderExcluir
  2. O Lula conseguiu quebrar a única estatal que não tem concorrência. Além disso, a dívida do Brasil está se aproximando de R$ 4 trilhões. Meu Deus! Até quando? O PT quebrou o Brasil. É hora de acordar.

    ResponderExcluir
  3. TUDO em que o BOI LADRÃO e seus parasitas, sanguessugas, vagabundos e quadrilheiros PETRALHAS põem as garras diabólicas afunda num abismo sem fundo. Nas décadas de 1980, 1990 até o ano de 2002, os Correios era a empresa estatal mais eficiente e logiada do país. Funcionava maravilhosamente bem e gerava lucros. Daí, em 2003 com um Ladrão no poder e a admissão de uma enxurrada de vagabundos parasitas, a empresa passou a sangrar, pois os bandidos petralhas foram colocados em postos de comando, ou seja, passou a ter mais caciques que índios. Então...!
    Entre 2019 e 2022, ocorreu o expurdo daquela carga de cânceres roedores e, devido a uma gestão responsável e competente, os Correis apresentaram LUCRO. A partir de 2023, com o BOI LADRÃO, os vagabundos parasitas novamente se apoderaram da empresa e aí está o resultado: FALÊNCIA!

    ResponderExcluir
  4. Com a palavra os ‘ trabalhadores ’!

    ResponderExcluir
  5. A taxa das blusinhas deu merda para os corretos... vaii boboo pensar que o povo continuaria comprando trilhões...

    ResponderExcluir
  6. Não facilitava para o povo, aí chegou a shopee, mercado livre, shein, aliexpress e outros e quebrou os correios, sem falar no aumento tecnológico, já não há mais a necessidade de envio de cartas, sedex e etc

    ResponderExcluir
  7. Eu quero que os servidores dos correios se lasquem, quase todos fizeram o L.

    ResponderExcluir
  8. Correios já era, obrigado ao mercado livre da Shoppe. Fora correios.

    ResponderExcluir