segunda-feira, 30 de junho de 2025

Escândalo em Paratinga: Ex-prefeito Tem R$ 3,2 Milhões Encontrados em Armário Durante Operação da PF

O ex-prefeito da cidade de Paratinga, Marcel José Carneiro de Carvalho, 46 anos, está no centro de um escândalo após a Polícia Federal (PF) encontrar R$ 3,2 milhões em dinheiro vivo escondidos nas gavetas de um armário em sua residência. A apreensão ocorreu na última sexta-feira, 27 de junho, durante uma operação que mira desvios milionários de emendas parlamentares no estado da Bahia. Outros políticos também são investigados no esquema.

Marcel José Carneiro de Carvalho, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), administrou Paratinga por três mandatos, sendo eleito em 2008, 2016 e 2020. As investigações da PF apontam indícios de desvio de emendas parlamentares no município durante seu último período à frente da prefeitura, entre 2020 e 2024.

O dinheiro, conforme fotos divulgadas pela PF, estava distribuído em pelo menos duas gavetas do armário, com maços de notas amassados e misturados a roupas. A contabilização do montante apreendido levou grande parte da sexta-feira, estendendo-se da manhã até o fim da tarde.

A descoberta contrasta drasticamente com a declaração de bens do ex-prefeito na última eleição. Segundo dados do Superior Tribunal Eleitoral (STE), Marcel declarou bens que somavam apenas R$ 256 mil, incluindo uma fazenda, uma caminhonete e um carro de som.

Em nota enviada à imprensa, a defesa de Marcel José Carneiro de Carvalho afirmou que a busca e apreensão foi recebida com "absoluta tranquilidade" e que o ex-prefeito está "disponível para prestar todos os esclarecimentos necessários às autoridades".

A operação da Polícia Federal continua, e a expectativa é que novas informações e desdobramentos surjam à medida que as investigações avançam sobre os possíveis desvios de recursos públicos na região.

Crise na Educação de Ilhéus: Servidores Anunciam Paralisação Contra Proposta Salarial Insuficiente

A educação municipal de Ilhéus enfrenta um cenário de tensão com a decisão dos trabalhadores da rede de paralisar as atividades. A medida foi anunciada pela Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI/APLB) após uma assembleia realizada nesta segunda-feira (30 de junho), onde a categoria rejeitou, pela segunda vez, a proposta salarial apresentada pela prefeitura.

O ponto central do impasse reside na disparidade da proposta para diferentes categorias de servidores. Enquanto o governo sinaliza com o reajuste do piso do magistério, a tabela salarial dos profissionais não docentes não é contemplada integralmente, o que, segundo a APPI/APLB, resultará no achatamento do plano de cargos desses funcionários.

Apesar do impasse, a categoria demonstrou abertura para o diálogo, condicionando a aceitação da proposta ao cumprimento integral da tabela dos não docentes. Além disso, a luta pelo pagamento do retroativo continua sendo uma pauta prioritária para os servidores.

A paralisação desta sexta-feira é vista como um "sinal de alerta" por parte dos trabalhadores, indicando a possibilidade de ações mais contundentes caso as negociações com o governo municipal permaneçam estagnadas. A expectativa é que a medida pressione a administração a flexibilizar sua posição e buscar um acordo que atenda às demandas de todos os profissionais da educação.

sábado, 28 de junho de 2025

Prefeito e Primeira-Dama Caem na Dança com Tony Salles no Ita Pedro

O Ita Pedro ferveu com a presença ilustre do prefeito Augusto Castro e da primeira-dama Andréia Castro, que não resistiram ao ritmo contagiante de Tony Salles e meteram dança no palco! A energia do cantor colocou todo mundo para dançar, transformando a festa em um verdadeiro espetáculo de alegria e animação.

Com o lema "ISSO É ITAPEDRO, bebe! EXQUECEEEEE!!", o evento mostrou que é um sucesso absoluto, unindo a comunidade em uma celebração inesquecível.

Camionete Furtada em SC é Recuperada no Paraná Após Perseguição Cinematográfica

Na manhã deste sábado (28), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou uma camionete furtada em Itapema, Santa Catarina, após uma perseguição em alta velocidade que mais parecia cena de cinema. O incidente ocorreu no Paraná, onde o motorista do veículo tentou fugir das autoridades.

A ação teve início quando a camionete desobedeceu a ordem de parada da PRF e empreendeu fuga pela BR-101. O condutor, em uma tentativa desesperada de escapar, colidiu contra cancelas de pedágio e barreiras da rodovia. A perseguição intensa só chegou ao fim na BR-376, quando o veículo foi finalmente abandonado e recuperado pelos policiais.

Este é mais um exemplo da atuação da PRF, que, com seu lema "cuidamos do trânsito, combatemos o crime, salvamos vidas", demonstra seu compromisso diário com a segurança nas estradas brasileiras.

Voo da Latam arremete em Ilhéus e emoção marca pouso em Salvador

Aeronave precisou alterar rota devido ao mau tempo na capital do cacau. Passageiros aplaudiram o piloto após a aterrissagem segura na capital baiana, em um misto de alívio e reconhecimento.

Um voo da Latam com destino a Ilhéus, no sul da Bahia, viveu momentos de tensão e, por fim, de alívio neste fim de semana. As fortes chuvas que atingiram a região impediram a aterrissagem da aeronave no aeroporto Jorge Amado, forçando o piloto a executar uma arremetida, procedimento padrão de segurança na aviação.

Diante das condições meteorológicas adversas, a tripulação tomou a decisão de alternar o destino para o aeroporto internacional de Salvador. Na capital baiana, passageiros e tripulantes aguardaram por horas, na expectativa de uma melhora no tempo que permitisse uma nova e segura tentativa de pouso em Ilhéus.

Após a longa espera, a confirmação da viabilidade do voo de retorno trouxe um misto de apreensão e esperança. A segunda tentativa de pouso em solo ilheense foi, desta vez, bem-sucedida, desencadeando uma onda de emoção dentro da aeronave.

Vídeo:

Um vídeo que circula nas redes sociais registra o momento exato em que o avião toca o solo em segurança. Imediatamente, os passageiros irrompem em aplausos calorosos, um gesto de reconhecimento e gratidão à perícia e à tranquilidade do piloto e de toda a tripulação diante do cenário desafiador.

"Foi um momento de muita tensão, mas a equipe da Latam nos passou segurança o tempo todo. A decisão de arremeter e aguardar as condições ideais foi a mais correta. O aplauso foi um agradecimento sincero pela vida e pela competência do piloto", relatou um dos passageiros.

A Latam, em nota, reforçou que a segurança de seus passageiros e tripulantes é seu valor mais importante e que procedimentos como a arremetida e o desvio para outro aeroporto são adotados para garantir a integridade de todos a bordo. A companhia também elogiou a atuação da tripulação e a compreensão dos passageiros diante do ocorrido. O episódio, apesar do susto, terminou em segurança e com uma demonstração de reconhecimento à habilidade dos profissionais que atuam na aviação civil.

Por: Jefferson Teixeira

Casamentos homoafetivos aumentam mais de 300% em cinco anos na Bahia

A Bahia registrou 835 matrimônios entre pessoas do mesmo sexo em 2024, um crescimento de 337% em relação a 2020, quando foram realizados 191 casamentos. É o maior número do estado desde que o ato foi regulamentado nacionalmente. Os dados são do Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados nacional administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em 28 de junho, traz ainda outro dado simbólico: 937 alterações de gênero foram realizadas desde 2020 nos Cartórios de Registro Civil da Bahia.

“Cada ato registrado nos Cartórios — seja um casamento homoafetivo, seja uma retificação de nome e gênero — é uma expressão concreta de cidadania. É ali, no Registro Civil, que se consolida o reconhecimento institucional das identidades e dos vínculos afetivos da população LGBTQIA+. Nossa missão é garantir que esses direitos sejam exercidos com segurança jurídica, respeito e acolhimento. E a Bahia tem avançado com firmeza nessa direção”, afirma o presidente da Associação dos Notários Registradores do Estado da Bahia (Anoreg/BA) , Daniel Sampaio.

‘Faria tudo de novo’, diz adolescente que matou pais e irmão de três anos

O adolescente de 14 anos que confessou ter matado o pai, a mãe e o irmão de três anos (lembrar) disse, em depoimento à polícia, que “faria tudo de novo”. Segundo a polícia, o adolescente não demonstrou arrependimento e contou detalhes sobre o assassinato de toda sua família.

O garoto dormia no quarto dos pais por causa do ar-condicionado e para se manter acordado, ingeriu um pré-treino antes de cometer os crimes. O adolescente teria, então, pegado a arma do pai, escondida embaixo do colchão, atirado na cabeça do pai e da mãe, e depois, no pescoço do irmão.

“Ele foi muito espontâneo ao relatar os fatos. É frio, sem remorso. Quando perguntado se se arrependia, disse que não e que faria tudo de novo. Há indícios de psicopatia. Pode ter planejado tudo ou ser extremamente inteligente”, afirmou o delegado Carlos Augusto Guimarães, titular da 143ª Delegacia, responsável pela investigação. Ainda não há indícios de que o garoto tenha pesquisado como cometer os assassinatos.

Apesar disso, os policiais encontraram no celular do garoto uma pesquisa com os termos “como receber FGTS de falecido”. Em depoimento, porém, ele afirmou que a busca foi feita após os assassinatos, o que pode descartar a premeditação.

Outra linha de investigação aponta para um possível conflito familiar relacionado a um namoro virtual. O adolescente mantinha um relacionamento com uma jovem de 15 anos de Mato Grosso, mas a família não permitia que ele viajasse para encontrá-la. Durante a perícia, foi localizada uma bolsa de viagem pronta, contendo os celulares das vítimas.

“Ele não deu muitos detalhes sobre a namorada, mas disse que se conheceram em jogos online. Tudo indica que ele ficou insatisfeito com a proibição dos pais”, explicou o delegado.

O caso foi encaminhado ao Ministério Público, que indicou a internação do adolescente nesta quinta-feira (26). As investigações seguem para esclarecer os detalhes do crime. A namorada virtual do adolescente prestou depoimento acompanhada da mãe na delegacia de Água Boa, no Mato Grosso. (Correio 24h)

Autópsia revela causa e tempo da morte de Juliana Marins em vulcão na Indonésia

A brasileira Juliana Marins, de 26 anos, morreu por conta de ferimentos internos cerca de 20 minutos depois de uma queda na trilha de um vulcão no Monte Rinjani, na Indonésia. As informações estão em um laudo da autópsia divulgado nesta sexta-feira (27). A causa da morte foi trauma torácico grave provocado por impacto de alta intensidade, o que levou a danos internos e uma hemorragia severa.

“Encontramos arranhões e escoriações, bem como fraturas no tórax, ombro, coluna e coxa. Essas fraturas ósseas causaram danos a órgãos internos e sangramento”, detalhou o médico legista Ida Bagus Putu Alit, do Hospital Bali Mandara. O corpo também apresentava escoriações generalizadas e ferimentos na cabeça, mas sem sinais de hérnia cerebral. “A vítima sofreu ferimentos devido à violência e fraturas em diversas partes do corpo. A principal causa de morte foram ferimentos na caixa torácica e nas costas”, acrescentou.

Para o legista, todos os sinais apontam que ela não agonizou muito após os ferimentos. “Observamos, por exemplo, um ferimento na cabeça, mas sem sinais de hérnia cerebral, uma condição que costuma se desenvolver após várias horas ou dias do trauma. O mesmo se aplica ao tórax e ao abdômen: houve sangramento intenso, mas nenhum sinal de retração nos órgãos que indicasse hemorragia lenta. Esses elementos reforçam que a morte aconteceu logo após os ferimentos”, afirmou.

Prefeitos baianos alvos de ação contra desvios de emendas parlamentares são soltos

Os prefeitos das cidades baianas Ibipitanga e Boquira, Humberto Rodrigues (PT) e Alan França (PSB), alvos da Operação Overclean, no oeste da Bahia, foram soltos, no final da tarde desta sexta-feira (27), após pagamento de fiança.

As informações foram confirmadas à TV Bahia e à TV Globo. Os valores pagos, no entanto, não foram divulgados.

Alan França e Humberto Rodrigues eram alvos apenas de mandados de busca e apreensão, mas acabaram flagrados com armas e foram autuados por porte ilegal.

Em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal, a Polícia Federal cumpriu 16 mandados de busca e apreensão em Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga. As ordens judiciais foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). *Ler mais no G1.

Homem é morto a tiros no centro de Ipiaú; é o segundo homicídio em pouco mais de 24h na cidade

A cidade de Ipiaú voltou a registrar um novo homicídio em pouco mais de 24 horas. Na noite deste sábado (28), por volta das 19h30, um homem identificado pelo prenome de Maxuel, conhecido como Suel, de 31 anos, foi assassinado a tiros na Rua Menoel Souza Chaves, popularmente conhecida como Rua da Ciranda.

Segundo informações apuradas pela reportagem do GIRO no local do crime, a vítima estava em frente à própria residência quando foi surpreendida por um carro branco. Um dos ocupantes desceu do veículo com uma arma de fogo e passou a perseguir Maxuel, que ainda tentou fugir, mas acabou sendo atingido por disparos e caiu a cerca de 50 metros de sua casa. Moradores relataram ter ouvido pelo menos seis disparos. Após os tiros, o autor fugiu no mesmo veículo, que ainda não foi identificado pelas autoridades.

Este é o segundo homicídio registrado em Ipiaú em pouco mais de 24 horas. Na tarde da última sexta-feira (27), o mototaxista José Henrique Ferreira Andrade, conhecido como Bufantão, de 19 anos, foi executado a tiros na região rural conhecida como Zeca Souza, também no município.

A autoria e motivação dos dois crimes ainda são desconhecidas. A Polícia Civil irá investigar os casos. Até o momento, ninguém foi preso. A sequência de assassinatos tem causado preocupação entre os moradores da cidade. (Giro Ipiaú)

Homem é Esfaqueado Pelo Filho em Camamuzinho; Suspeito Estaria em Surto Psicótico

Um homem conhecido na comunidade como ‘Ney Pescador’ foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite deste sábado, 28 de junho, na Rua São Luiz, em Camamuzinho, distrito de Ibirapitanga. O principal suspeito do ataque é o próprio filho da vítima, identificado apenas como Israel, que, segundo testemunhas, estaria em um surto psicótico.

Antes de agredir o pai, Israel teria destruído móveis da residência. Em seguida, desferiu uma facada que atingiu as costas de Ney, próximo ao pescoço.

Populares socorreram Ney, encaminhando-o ao Hospital César Monteiro Pirajá, em Ubatã, onde recebeu atendimento médico. O estado de saúde da vítima não foi divulgado até o momento.

A Polícia Militar foi acionada e realizou buscas na região, mas o suspeito não foi localizado. O caso será investigado pela Delegacia Territorial de Ibirapitanga para apurar as circunstâncias do ocorrido.

Jovem mototaxista é morto a tiros na zona rural de Ipiaú

Um jovem mototaxista conhecido como José Henrique Ferreira Andrade, de 19 anos, popularmente apelidado de “Bufantão”, foi vítima de homicídio na tarde de sexta-feira (27). O crime ocorreu na região conhecida como “Zeca Souza”, localizada na zona rural do município.

De acordo com informações preliminares, tudo indica que a vítima foi seguida por um indivíduo não identificado, que efetuou vários disparos de arma de fogo. As circunstâncias exatas do crime ainda estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, e a motivação permanece desconhecida até o momento.

A Polícia Militar foi acionada e chegou a isolar a área para garantir a preservação do local até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo de José Henrique foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Jequié, onde serão realizados procedimentos de necropsia.

A Polícia Civil investiga o caso para esclarecer a autoria e a motivação do homicídio. A comunidade local está consternada com o ocorrido, enquanto as autoridades reforçam o compromisso de esclarecer o crime o mais breve possível.

Abate para produção de remédio chinês deixa jumentos à beira da extinção no Brasil

A demanda chinesa pelo colágeno encontrado logo abaixo da pele dos jumentos tem provocado uma redução drástica da população desses animais em diversos países nas últimas duas décadas, inclusive no Brasil.

Aqui, mais de um milhão de animais foram abatidos entre 1996 e 2025, diminuindo o número de jumentos brasileiros de 1,37 milhão para pouco mais de 78 mil, uma redução de 94%, conforme as estimativas de entidades como a Frente Nacional de Defesa dos Jumentos.

Mantido o ritmo atual de abates, a espécie “não chegaria a 2030” no Brasil, diz Pierre Barnabé Escodro, professor de Medicina Veterinária, Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Ele faz parte da rede de pesquisadores que têm alertado sobre o risco de extinção desses animais no país e que defendem a aprovação de um projeto lei de 2022 que proíbe o abate, atualmente parado no Congresso.

O grupo se reuniu em Maceió (AL) na quinta (26/6) no evento Jumentos do Brasil, que está na terceira edição e uniu cerca de 150 pessoas, incluindo cientistas de outros países.

“O jumento está em risco de extinção em vários países. No Egito ele praticamente não existe mais, em várias outras partes da África. Por isso o movimento pela conservação hoje é global”, afirma Escodro.


O abate de jumentos no Brasil

Três frigoríficos hoje têm licença do Serviço de Inspeção Federal (SIF) para abater jumentos (ou jegues, como também são chamados), todos na Bahia.

Apesar da permissão, pesquisadores e grupos ligados às iniciativas de conservação argumentam que o processo não tem rastreabilidade, o que significa que não há controle adequado de doenças ou garantia de que os jumentos não são submetidos a maus-tratos.

Corpos de jovens executados nas margens da BR-330 são identificados

Os jovens encontrados mortos na manhã da última quinta-feira, 26, na BR-330, nas proximidades da região do Oricó, foram identificados como Luan de Jesus dos Santos e Otávio Pereira Sodré Neto, ambos de 18 anos. As identidades foram confirmadas pela Polícia Civil ao Ubatã Notícias. Os jovens são moradores de Ibirapitanga.

A dupla foi encontrada amarrada e apresentava diversas perfurações causadas por arma de fogo. A 61ª CIPM informou que moradores das proximidades relataram que ouviram disparos durante a madrugada, mas os corpos só foram encontrados na manhã de quinta.

A Polícia Civil expediu os guias e o Departamento de Polícia Técnica fez a remoção dos corpos. A Delegacia Territorial de Ubaitaba vai investigar as circunstâncias, motivação e autoria do crime. Não há informações sobre eventual envolvimento dos jovens com o crime e tampouco passagem pela polícia. *Com informações do Ubatã Notícias

PF faz operação contra suspeitos de desvios milionários de emendas parlamentares na Bahia

A Polícia Federal deflagrou na sexta-feira (27) a quarta fase da Operação Overclean, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro.

Em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga e o afastamento cautelar de três prefeitos de cidades baianas. Todas as ordens judiciais foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o Blog da Camila Bomfim, o sigilo telefônico do deputado federal Félix Mendonça (PDT) foi quebrado. A produção da TV Bahia apurou que em Salvador, os mandados foram cumpridos nos bairros do Comércio, Patamares e Horto Bela Vista. Em um dos endereços, um grande quantia foi apreendida em gavetas de guarda-roupa. Ainda não há informações sobre o valor encontrado.

Segundo a PF, o núcleo investigado é suspeito de atuar na liberação de emendas parlamentares destinadas aos municípios de Boquira, Ibipitanga e Paratinga, entre 2021 e 2024, mediante pagamento de vantagem indevida, além de atuar na manipulação de procedimentos licitatórios.

Os crimes apurados incluem integrar organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos e lavagem de dinheiro. 

Caminhão carregado de eletrônicos e móveis sofre acidente na BR-101 em Ubaitaba

Um caminhão baú que transportava eletroeletrônicos, celulares, móveis e outras mercadorias capotou na manhã de quinta-feira (26), em um trecho da BR-101, nas proximidades do galpão da Japonês, no município de Ubaitaba.

Segundo informações preliminares, o veículo perdeu o controle e desceu uma ribanceira, levando ao capotamento. No momento do acidente, estavam no caminhão o motorista, sua esposa e um filho. Apesar do susto e da gravidade do ocorrido, todos sofreram apenas ferimentos leves e passam bem.

Após o acidente, a carga do caminhão foi saqueada por populares que rapidamente se deslocaram ao local. Ainda não há informações precisas sobre a quantidade de mercadorias levadas ou as razões que teriam causado a perda de controle do condutor.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada e deve investigar as circunstâncias do acidente, bem como o ocorrido com a carga. A situação chama atenção para a necessidade de maior fiscalização nas rodovias para prevenir esse tipo de incidente.

Mensagem do deputado Matheus Ferreira

Hoje celebramos com orgulho os 491 anos de uma das cidades mais importantes da Bahia: Ilhéus. Terra de rica história, cultura vibrante, praias deslumbrantes e um povo acolhedor que é a verdadeira força dessa cidade.

Reafirmo meu compromisso com Ilhéus, trabalhando por investimentos, infraestrutura, educação e qualidade de vida para sua população.

sexta-feira, 27 de junho de 2025

Cinco pessoas ficam feridas após carreta desgovernada arremessar carro de ponte e invadir a contramão na Bahia

Cinco pessoas ficaram feridas após uma carreta desgovernada arremessar um carro de uma ponte e invadir a contramão na BR-116, na altura da cidade de Cândido Sales, no sudoeste da Bahia, na quinta-feira (26). Todo o acidente foi filmado por uma câmera.

No vídeo, é possível ver que o motorista tentou desviar dos carros, mas acabou por atingir o veículo vermelho, que caiu da ponte. Depois, ele desviou de um caminhão, jogou a carreta na contramão e toda a carga de madeira foi despejada na pista. Ao todo, três veículos de carga e um carro se envolveram no acidente.

Conforme informado pela PRF, os feridos são quatro adultos e uma criança. Todos eles estavam dentro do carro vermelho, que foi arremessado da ponte.

As identidades das vítimas não foram divulgadas, mas uma delas teve ferimentos graves, enquanto as outras tiveram ferimentos leves. Todos foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados para unidades de saúde da região.

Após o acidente, a pista ficou totalmente interditada por cerca de duas horas, o que causou.

Ita Pedro 2025: Abertura com sucesso e festa de São Pedro agita Itabuna

A primeira noite do Ita Pedro 2025, realizada nesta quinta-feira (26), na Arena Zé Cachoeira, mostrou que a tradicional festa de São Pedro de Itabuna veio com força total. Com uma resposta massiva do público, a abertura do evento marcou o início de uma celebração que promete animar a cidade até o próximo domingo (29). Este ano, a festa chega à sua quarta edição, apresentando um line-up de mais de 30 atrações musicais para todos os gostos, consolidando-se como um dos maiores e mais relevantes eventos juninos da Bahia.

A energia contagiante dos presentes deu o tom da abertura, evidenciando o sucesso da iniciativa. Fãs de diferentes estilos musicais lotaram a Arena Zé Cachoeira, demonstrando o amplo alcance do evento e o entusiasmo pelo que está por vir. O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, acompanhado da primeira dama, Andréa Castro, esteve presente na festa e acompanhou de perto a animação que tomou conta do espaço.

A programação de sexta-feira (27) promete continuar elevando o nível da festa, com shows de nomes de peso como Henrique e Juliano, além de Grelo, Tony Salles, Trio da Huanna, Cristal Som, Foto Latino, Pipoco do Trovão, Paulo Neto e A Tarraxada.

No sábado (28), o público poderá conferir apresentações de Lauana Prado, Solange Almeida, Tayrone, Danniel Vieira, Cris Mel, Kaio Oliveira, Otávio Mateus, Gasparzinho e Rafa Motah. Encerrando o evento, no domingo (29), estão confirmados shows de Dorgival Dantas, Natanzinho Lima, Dilsinho, Vitor Fernandes, Lordão, Boyzinho, Léo Freitas, André e Mauro, e Cris Lima.

Com uma programação diversificada e uma alta procura por parte do público, o Ita Pedro 2025 reforça sua posição como um dos principais acontecimentos culturais de São João na Bahia, movimentando a economia de Itabuna e atraindo visitantes de toda a região.

Por: Jefferson Teixeira 

Ita Pedro 2025: Unidade Móvel da SPM leva acolhimento e proteção para as mulheres na festa em Itabuna

A Unidade Móvel da Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) já está estacionada na Avenida Princesa Isabel, em frente ao MC Donald's, em Itabuna, para oferecer atendimento especializado e reforçar a campanha "Oxe, me Respeite!", para o Ita Pedro 2025. O equipamento, que é uma referência para a proteção e o acolhimento às mulheres em situação de violência de gênero, funcionará nesta quinta e na sexta-feira (26 e 27), das 19h às 22h.

A secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, disse que a presença da Unidade Móvel em eventos populares como o Ita Pedro contribui para garantir que as mulheres possam se divertir com segurança. “Além de oferecer um espaço seguro para denúncias, a iniciativa serve como alerta sobre a importância do respeito e da prevenção do assédio e da importunação sexual, promovendo um ambiente de festa mais seguro e respeitoso para todas”, afirmou.

Na Unidade Móvel são oferecidos serviços multidisciplinares que passam pela escuta e acolhimento em casos de abuso e importunação sexual e, a depender do caso, é realizado o encaminhamento para os órgãos que fazem parte da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Além disso, também são disponibilizadas informações sobre os tipos de violência e os direitos das mulheres.

quinta-feira, 26 de junho de 2025

Itabuna em ritmo de festa para o maior São Pedro do Brasil

A cidade de Itabuna ferve hoje com a expectativa da abertura do Ita Pedro 2025, prometendo ser, mais uma vez, o maior São Pedro do Brasil. Com uma mistura de ritmos que vai do forró ao brega, arrocha e sertanejo, a festa começa em grande estilo na noite desta quinta-feira (25) e segue até a madrugada de segunda-feira (30), na Arena Zé Cachoeira, no Banco Raso.

A noite de abertura promete aquecer o público com um time de peso. Os forrozeiros poderão curtir o tradicional forró romântico da banda Cacau com Leite e a energia do fenômeno do piseiro Tarcísio do Acordeon. O arrocha e o sertanejo estarão garantidos com os sucessos de Zé Neto e Cristiano, Nadson O Ferinha, e o grupo Toque Dez, que vem fazendo barulho nos festejos juninos. Completam a primeira noite Donas do Bar e Silfarley.

Diversidade Musical Para Todos os Gostos Até Segunda-feira

A programação do Ita Pedro 2025 se estende com uma agenda recheada de atrações renomadas:

Na sexta-feira (27), o palco da Arena Zé Cachoeira receberá Henrique e Juliano, Grelo, Tony Salles, Trio da Huanna, Cristal Som, Foto Latino, Pipoco do Trovão, Paulo Neto e A Tarraxada.

O sábado (28), a terceira noite do evento, contará com a presença de Lauana Prado, Solange Almeida, Tayrone, Danniel Vieira, Cris Mel, Kaio Oliveira, Otávio Mateus, Gasparzinho e Rafa Motah.

Para encerrar em grande estilo, no domingo (29), quem comparecer à Arena Zé Cachoeira vai curtir o forró de Dorgival Dantas, o piseiro romântico de Natanzinho Lima e o pagode de Dilsinho. A festa ainda terá a energia de Vitor Fernandes, a tradição de Lordão, o ritmo de Boyzinho, Léo Freitas, André e Mauro e Cris Lima.

Com essa vasta programação, o Ita Pedro 2025 se consolida como um dos maiores e mais esperados eventos juninos do Brasil, prometendo dias de muita alegria e celebração em Itabuna. Prepare-se para dançar e curtir!

Por: Jefferson Teixeira

Adolescente mata pais e irmão, esconde corpos em cisterna e dá queixa de sumiço na polícia

Um adolescente de 14 anos confessou ter matado os pais e o irmão de 3 anos em Itaperuna, no noroeste do Rio de Janeiro. Antes de revelar o crime, o menino foi à delegacia com a avó para denunciar o desaparecimento da família.

Segundo o delegado Carlos Augusto Guimarães, responsável pelo caso, a polícia suspeitou da versão inicial do garoto, que disse que os pais foram levar o irmão a um hospital depois de um suposto engasgo com um caco de vidro. A polícia foi acionada para averiguar a casa da família e encontrou quantidades de sangue incompatíveis com o relato do adolescente.

“Diante daquilo, o adolescente não teve outra alternativa do que confessar que realmente assassinou o pai, a mãe e o irmão nessa sequência, com tiros na cabeça, com a arma de fogo do próprio pai, que ficava embaixo do colchão da cama, e depois colocou os corpos dos três na cisterna da casa”, disse o delegado à TV Record.

Segundo Guimarães, os corpos estavam estado avançado de decomposição e foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) depois da perícia da Polícia Civil. O adolescente demonstrou tranquilidade e não aparentou arrependimento depois de confessar o crime. A não aceitação de um relacionamento à distância teria motivado os homicídios. As vítimas foram identificadas como Antônio Carlos Teixeira e Ana Flávia de Oliveira Preitas Teixeira. O nome da criança de 3 anos não foi divulgado.

“Ele falou que foi pelo fato de seus pais não aceitarem um relacionamento com uma suposta menina que mora no Mato Grosso. Ele falou que há cerca de seis anos, com oito anos de idade, ele conheceu a suposta menina, jogando Playstation, jogo Fortnite, e começou a se relacionar com ela”, explicou o delegado. No depoimento, ele disse que matou o irmão para que ele não sofresse pela perda dos pais.

O adolescente deve responder por triplo homicídio duplamente qualificado por impossibilidade de defesa das vítimas, que estavam dormindo no momento do crime, além de motivação fútil. O menino está prestando depoimento na delegacia com outras testemunhas na tarde desta quarta. Os corpos dos pais e do irmão do adolescentes vão passar por exames no IML para investigar a quantidade de disparos.

Comerciante tem R$ 30 mil roubados após assalto a mercado no interior da Bahia

Um comerciante teve R$ 30 mil roubados durante um assalto ao mercado dele, na terça-feira (24), na cidade de Itamaraju, no extremo sul da Bahia. Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento que dois homens armados rendem o idoso de 66 anos e o obrigam a deitar no chão, sob a mira de uma arma.

Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 6h. Os suspeitos chegaram ao estabelecimento em uma motocicleta e além de roubarem o dinheiro, levaram o celular, a chave do carro da vítima, uma carteira com todos os documentos e cartões.

As imagens da câmera de segurança mostram que o comerciante ficou muito assustado com a situação e demorou para obedecer os suspeitos. Também é possível ouvir que a vítima foi ameaçada algumas vezes.

A PM informou que um homem foi preso horas depois do crime, na Rua Marechal Castelo, com a moto que foi usada para cometer o assalto. O crime é investigado pela delegacia de Itamaraju, que tenta identificar e prender o outro suspeito de participar do roubo.

Governo aprova aumento da mistura de etanol na gasolina e de biodiesel no diesel

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou nesta quarta-feira (25) o aumento da mistura obrigatória de etanol anidro na gasolina, que passará dos atuais 27,5% para 30%. A decisão, anunciada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), também eleva a proporção de biodiesel no diesel de 14% para 15%.

Segundo o MME, a medida foi embasada em testes técnicos realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), cujos resultados, divulgados em março, apontaram que a nova composição não afeta significativamente o desempenho dos veículos. O estudo atestou a viabilidade da ampliação da mistura sem prejuízo ao funcionamento dos motores.

A iniciativa faz parte da política do governo federal de incentivo ao uso de biocombustíveis como forma de reduzir a emissão de gases poluentes e estimular a cadeia produtiva do setor no país. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de etanol e biodiesel.

A nova proporção começará a ser implementada de forma escalonada, conforme cronograma que será divulgado pelo Ministério nos próximos dias.